5 passos para criar a sua loja no Instagram

Como você deve ter notado, o recurso Loja já está disponível no Instagram para comerciantes que vendem produtos físicos.

Quando você clica na foto, o detalhe do produto marcado aparece e basta clicar nele para ser redirecionado para o site de e-commerce da empresa. Simples e eficaz!

Basta clicar na imagem, quem uma cesta com os produtos será mostrada.

como montar loja no instagram passo a passo

Esse recurso de marketing de produtos via Instagram, lançado desde o início de 2018, tem muitas vantagens:

  • Você alcança diretamente suas perspectivas e clientes em seu celular;
  • Você pode facilmente indicar o preço dos produtos sem ter que especificá-lo na descrição ou foto. Isso não incomoda a aparência de sua conta do Instagram e não é intrusivo;
  • Também ajuda a promover o tráfego para o site de e-commerce, redirecionando os usuários diretamente para o site do comerciante de forma simples e intuitiva;
  • Isso facilita o processo de compra com um caminho para uma venda mais curta, levando assim à conversão.
  • É grátis: você pode muito bem apreciá-lo!

Para acessar esse recurso do Shopping, você precisa criar uma loja do Instagram. Aqui estão os 5 passos para configurar o Instagram Shopping:

 

I – Configure sua página no Facebook com o Gerente de Negócios

O Instagram passa pelo Facebook para integrar seu recurso. Então você precisa de uma página no Facebook, que está anexada ao Business Manager, página do Facebook e ferramenta de gerenciamento de anúncios. Esta ferramenta permitirá que você hospede seu catálogo de produtos.

II – Crie seu catálogo do Facebook

Existem duas maneiras de fazer isso: é possível criar essa loja através da sua página no Facebookou através do Business Manager.

Atenção: Se você tem muitos produtos (acima de 20) com atualizações para fazer, é melhor passar pelo Business Manager.

  • Crie uma seção “Loja” em sua página do Facebook

Esta é a solução mais rápida, mas não recomendada, se você tiver uma grande lista de produtos para evoluir regularmente. É bem possível passar pelo Gerente de Negócios em uma segunda vez, quando você terá mais tempo e/ou mais produtos.

Para redirecionar as pessoas para sua loja virtual, clique na guia “Loja” em sua página do Facebook, selecione “Pagar em outro site” que você selecionará assim que seus produtos forem adicionados. Você só tem que escolher a moeda e se registrar.

Bônus: Se você quiser dar aos usuários a opção de entrar em contato com você para descobrir, clique na guia “Loja” em sua página e escolha “Mensagem para comprar”.

III – Conecte sua conta do Instagram Comercial ao seu Gerente de Negócios

Uma vez que o catálogo é configurado, a conta do Instagram continua a ser vinculada ao Gerente de Negócios para vincular os dados.

Tenha cuidado, você tem que ter uma conta no Instagram Comercial para poder fazê-lo. Se não, aqui está o procedimento:

  • Seu perfil deve ser definido como “Público”
  • Em seguida, vá para o menu de sua conta do Instagram, clique em “Criar um perfil comercial” e confirme a operação.
  • Tudo que você tem que fazer é configurar o seu perfil de negócio.

Se sua conta já é Comercial, vá para o Facebook Business Manager e abra o menu no canto superior esquerdo para selecionar “Configurações da empresa”. Na coluna esquerda, implante a guia “Conta” para selecionar “Contas do Instagram” e forneça suas credenciais e senha.

Cuidado, há um período de validação da conta de até 2 semanas. Em particular, as equipes do Facebook verificarão se seus artigos são reais e cumprirão suas regras de negócios. De um modo geral, o processo de revisão leva alguns dias, mas às vezes você tem que olhar para a conta com mais detalhes, o que leva mais tempo.

 

IV – Sincronize seu catálogo de produtos com o Instagram para o Instagram Shopping

Depois de validar seu pedido para usar o Shopping no Instagram, um novo item do menu aparecerá em seu aplicativo do Instagram no celular.

Na primeira vez, um alerta Iniciar deve aparecer. Você também pode acessá-lo inserindo as configurações do aplicativo e pressionando “Compras”. Depois de pressionar “Continuar”, você terá que selecionar o catálogo do produto para se associar à sua conta profissional do Instagram e selecionar “Concluído”.

Aviso: Se a opção Compras não aparecer em “Configurações de Negócios” é porque sua conta ainda está sob revisão, ou sua solicitação de uso no Instagram não foi aceita.

 

V – Marque seus produtos em suas publicações

Ao postar suas imagens, agora você pode selecionar os produtos que deseja associar a elas. É possível marcar até cinco produtos no mesmo post. Para colocá-los, basta mover a tag para onde você acha que é necessário mantendo o suporte.

A partir da foto, o Instagram integrará automaticamente todas as informações do catálogo de produtos do Facebook, incluindo o link para o site da empresa.

Você também pode pegar publicações antigas e reedita-las selecionando os produtos para marcar nelas.

Depois de postar mais de 9 posts no Shopping, você verá uma nova guia “Shop” aparecer em sua conta. Seus visitantes do Instagram poderão clicar nesta guia para acessar diretamente todas as postagens que você marcou como um catálogo.

Exemplo abaixo com a conta:

criar loja no instagram

Tudo que você tem que fazer é configurá-lo e apreciá-lo! Você também pode descobrir nosso dossiê dedicado ao desenvolvimento de sua notoriedade no instagram.

Fonte: slapdigital