4 dicas para inserir a sua marca no Tik Tok com um desafio viral

Os desafios de hashtag no Tik Tok geralmente estão no topo das campanhas de funil projetadas para criar buzz, consciência e afinidade de marca.

A fama do TikTok entre os profissionais de marketing está em grande parte enraizada em seu desafio de hashtag.

Quase toda semana, outra marca se junta ao “TikTok Billionaire’s Club” — alcançando mais de um bilhão de visualizações em uma campanha viral.

Exclusivos da plataforma, os desafios de hashtag são desafios virais de marca suportados por influenciadores, música e anúncios pagos.

Nunca antes as marcas foram capazes de criar viralidade em uma escala tão grande. Desafios de alto desempenho inspiram centenas de milhares (e às vezes milhões) de TikTokers a fazer vídeos sobre uma marca.

Imagine que muitas pessoas demorem de 30 a 60 minutos para fazer um vídeo celebrando sua marca. Isso pode adicionar a um número impressionante de visualizações de vídeo. A #ButterGlossPop da NYX arrecadou impressionantes 10 bilhões, e a #DistanceDance da P&G passou de 14 bilhões.

Como outras marcas podem emular esse sucesso? Começa com a compreensão desses desafios e da cultura que os cerca. Do ponto de vista do marketing, os desafios das hashtags geralmente estão no topo das campanhas de funil. Eles são projetados para criar zumbido, consciência e, claro, afinidade.

Parte arte e parte ciência, criar conteúdo viral de marca no TikTok requer alguns componentes críticos:

Equilibrando direções e criatividade

Os desafios da hashtag devem começar com um prompt claro – o que você está pedindo aos usuários para fazer?

Esse prompt deve, então, equilibrar uma pergunta clara com o convite para interpretação criativa. A oportunidade para criatividade e auto expressão é por isso que as pessoas querem participar. Atingir esse equilíbrio entre diretiva e abertura é a chave para a viralidade.

Integração de marca pensada

Há um delicado equilíbrio entre integração de marca e viralidade. A inclusão agressiva da marca pode dificultar a viralidade, então você quer incluir apenas o suficiente para dirigir seus KPIs, mantendo-o divertido e leve.

O #ButterGlossPop da NYX Cosmetics, por exemplo, promoveu seu best-seller “gloss labial de manteiga” com uma música que os usuários poderiam dançar, enquanto deslizavam sobre o brilho labial.

Seleção cuidadosa de música no Tik Tok

A música é a pedra angular de um desafio bem sucedido. Em outras plataformas, a música pode ser uma reflexão posterior, mas no TikTok, é o motor da viralidade.

A música serve a muitos papéis, sendo uma chave as “instruções” para o desafio. Você quer arquitetar cada segundo da faixa de 15 segundos para deixar claro o que as pessoas devem fazer e inspirar criatividade.

Um plano estratégico de influenciadores

Influenciadores desempenham um papel crucial em um lançamento bem-sucedido do desafio hashtag.

Em um desafio viral, o principal papel dos influenciadores é modelar o desafio e inspirar as pessoas a participar. Seu alcance é de importância secundária, já que você terá muita exposição com sua compra de mídia.

Escolha um grupo de influenciadores que falem com os diferentes segmentos demográficos da sua marca e captem a energia do desafio.

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Fonte: marketingland.com

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