Como saber quem está usando meu wifi pelo roteador

 

Desconfia que alguém está utilizando a sua rede WiFi? Confira como saber quem está utilizando o seu WiFi pelo próprio roteador.

Como descobrir quem está usando meu WiFi pelo roteador

O console administrativo do seu roteador pode ajudá-lo a descobrir mais sobre sua atividade de rede sem fio e alterar suas configurações de segurança. 

Para entrar no console, você precisará logar no celular ou computador através do endereço de IP do seu roteador.

Você pode encontrar este endereço no Windows, indo para um prompt de comando (pressione Win + R, em seguida, digite cmd ) e, em seguida, digitando ipconfig na janela, em seguida, encontrar o endereço IP “Default Gateway”. 

Em um Mac? Abra o painel Preferência de rede e pegue o endereço IP listado ao lado de “Roteador”.

Em seguida, digite esse endereço IP em uma janela do navegador no celular ou PC.

Você será solicitado a fazer login no seu roteador. Se você não alterou as configurações padrão, a documentação do roteador terá as informações de login, que normalmente usam uma combinação de “admin” e “senha” ou campos em branco. 

(Nota: por questões de segurança, você deve alterar o login assim que entrar no console do roteador, antes que um hacker faça isso por você.)

Após entrar no console de gerenciamento do seu roteador, bastar navegar até a parte em que estão a lista de clientes. Lá você encontrará os dispositivos da sua casa que está conectados ao WiFi. 

Caso encontre algum dispositivo suspeito, você terá a certeza de que alguém roubou a sua senha.

Tem alguém suspeito utilizando minha rede WiFi, o que fazer?

De inicio você precisará mudar a senha da sua rede Wireless no próprio console de gerenciamento, assim todos os dispositivos serão desconectados.

Utilize senhas fortes, e se estiver sem criatividade, use um gerador de senhas para fazer senhas fortes e evitar que os seus vizinhos adivinhem por exemplo.

 

 

 

 

Descobriu quem está utilizando a sua rede WiFi sem a sua permissão? Conta aí nos comentários 😉