Tela do celular piscando? Como resolver

A tela do seu celular começou a piscar do nada? Saiba como resolver.

1. Reinicie seu telefone

A primeira coisa a fazer ao tentar corrigir uma tela de celular piscando é reiniciar o telefone para garantir que este não seja um problema temporário.

Realizar uma reinicialização desliga quaisquer serviços em segundo plano que possam estar causando o problema na tela.

A reinicialização também atualizará os componentes de memória do seu telefone se algum deles falhar durante uma tarefa.

Após a reinicialização, se o display não estiver mais piscando ou falhando, você deve rever todos os aplicativos recentes que você instalou. Se o problema voltar, tente a próxima dica desta lista.

2. Execute um Hard Reset (configuração de fábrica)

Reiniciar é o passo mais básico de solução de problemas que você pode executar.

No entanto, se ele não corrigir a tela piscando, considere limpar seu telefone inteiramente realizando um hard reset. Isso restaurará o telefone às configurações de fábrica e limpará o cache.

Se houver algum dado não processado dificultando as funções do seu telefone, um hard reset limpará tudo imediatamente. No entanto, antes de realizar um reset de fábrica, não se esqueça de fazer backup do seu telefone Android ou do seu iPhone.

Observe que fazer backup de um telefone Samsung é um pouco diferente, já que você precisa de uma conta da Microsoft para fazê-lo.

No Android, você pode redefinir seu telefone usando estas etapas:

Vá para Configurações > Sistema > Avançado.

Alternativamente, procure opções de reset.
Toque em Opções de Reset e clique em Apagar todos os dados (redefinição de fábrica).
Selecione Redefinir o telefone. Digite seu PIN se você usar um.
Finalmente, toque em Apagar tudo.

Para dispositivos Apple, os usuários de iOS devem usar essas etapas:

Configurações abertas > Transferência Geral de > ou Redefinir iPhone.
Toque em Apagar todos os conteúdos e configurações.

Seu telefone levará alguns minutos para reiniciar, dependendo da quantidade de dados que abriga.

 

3. Inicializar no modo de segurança (somente para Android)

Se a tela do Android ainda estiver piscando, tente mudar para o Modo De Segurança por algumas horas.

O Modo De Segurança permite que você use seu telefone sem aplicativos e serviços de terceiros.

Ao contrário de uma redefinição de fábrica, o Modo Seguro retém os dados do seu telefone e você pode retornar à experiência regular quando quiser.

No entanto, note que o Modo Seguro é apenas uma ferramenta de diagnóstico e não resolverá o problema.

Se o seu telefone funciona bem no Modo De Segurança, significa que o problema é causado por um aplicativo de terceiros, não pelo seu telefone.

Para inicializar seu telefone no Modo de Segurança no Android:

Pressione o botão ‘Desligar’ até que apareçam as opções ‘Desligar’, ‘Reiniciar’ e ‘Modo Avião’. Passo 2: Agora pressione por alguns segundos a opção ‘Desligar’ até que apareça a mensagem na sua tela.

 

4. Desativar o brilho automático (brilho adaptativo)

A configuração de brilho automático (brilho adaptativo) é responsável por alterar constantemente a iluminação da tela com base nos dados do sensor de luz.

Mas uma atualização de software ou defeito de hardware pode levar a obstáculos inesperados, incluindo pisca-piscas de exibição.

Portanto, outra ação simples que você pode tomar é desativar a opção do menu Configurações.

Este recurso está presente em Configurações > Display > brilho adaptativo no Android e Configurações > Tela e Brilho no iOS.

Alternativamente, há também a opção de redefinir o brilho Adaptativo, que pode ser útil se o seu telefone se esforça para se adaptar às novas condições de iluminação. Para redefinir o brilho do telefone:

Vá para as configurações do telefone.
Toque em Aplicativos e notificações ou Aplicativos.
Encontre e selecione o aplicativo chamado Bem-estar Digital.
Toque em Gerenciar > limpar todos os dados e, em seguida, toque em OK para confirmar.

5. Desativar sobreposições de hardware

Ao renderizar gráficos, o telefone decide dinamicamente se a CPU ou a GPU lidarão com o trabalho.

Embora a transição seja geralmente perfeita, um telefone danificado ou envelhecido pode lutar com a composição de tela (imagens em camadas).

Há um pequeno atraso entre as tarefas quando o telefone não tem nada para exibir. Por isso a tela pisca.

Mas desativar sobreposições de hardware pode ajudar. Para isso, primeiro você precisará habilitar opções de Desenvolvedor.

Para desbloquear opções de Desenvolvedor no Android:

Vá para Configurações > Sistema > Sobre telefone. Nos telefones Samsung, vá para informações de software.

Clicar sete vezes na opção “Número da versão”, “Versão da MIUI” ou “Número de compilação” (depende do celular) até ver uma mensagem dizendo: “Agora você é um desenvolvedor!”

Uma vez no modo desenvolvedor, volte para as configurações do telefone e role até o fundo até encontrar as opções do Desenvolvedor.

Nele, role para baixo para encontrar sobreposições de HW desativadas e alterná-la. Observe que isso consumirá energia extra, uma vez que a desativação de sobreposições força o telefone a usar a renderização de GPU.

 

6. Verifique se há atualizações do dispositivo

É possível que o problema de exibição que você está enfrentando possa ter gerado a partir de uma construção de software bagunçada.

Normalmente, uma simples atualização de software corrige o problema, então verifique se há uma atualização disponível para o seu dispositivo.

Para verificar sua versão de software no Android, acesse Configurações > atualização do Sistema > System. Para iOS, vá para Configurações > Geral > Atualização de Software.

Você também pode considerar verificar com o fabricante para atualizações ou fóruns de varredura para uma solução temporária.

Não recomendamos isso, mas você também pode tentar o downgrading para uma versão mais antiga do Android para ver se ele corrige o problema.

 

7. Leve seu celular para uma assistência técnica

Infelizmente, não há garantia de que qualquer uma dessas etapas funcionará.

Às vezes, uma tela de telefone com falhas é devido a uma falha de hardware, e pode haver custos significativos envolvidos para reparo ou substituição.

É por isso que vale a pena dar a cada um desses truques uma chance primeiro.

Dito isso, seu último recurso é entrar em contato com o fabricante do seu dispositivo e ter a tela do seu telefone verificada por um profissional.

Se nenhuma dessas técnicas funcionasse, você pode estar enfrentando um problema mais complexo. Nesses cenários, a única opção é enviar seu telefone para reparo ou substituição.