O que fazer quando o notebook congela/trava na tela inicial

O tela do seu notebook congela quando você liga o seu computador? Você está utilizando o navegador ou outro software e a tela do seu notebook trava e não funciona?
Saiba como evitar e resolver o congelamento de tela do seu notebook.

 

Verifique o seu monitor de confiabilidade

O Monitor de Confiabilidade do Windows é um aplicativo que ajuda na identificação de problemas de software do sistema operacional que podem afetar a performance e confiabilidade do sistema.

Para acessá-lo, abra Painel de Controle> Sistema e Segurança> Segurança e Manutenção> Monitor de Confiabilidade.

Ao abrir esta ferramenta, você verá um gráfico com a confiabilidade do seu PC ao longo do tempo.

Você também pode encontrar logs de travamento e outros problemas, atualizações e aplicativos recém-instalados.

Se você vir um erro no gráfico que apareceu ao mesmo tempo quando seu computador travou, você terá a opção de ver alguns detalhes técnicos ou de verificar o banco de dados da Microsoft para uma solução.

Você também pode pesquisar os códigos de erro no Google e ler mais sobre o problema.

No gráfico, você pode ver qual evento acionou o congelamento.

Se ele estiver conectado com uma nova atualização do sistema, você pode usar a Restauração do sistema para trazer o sistema de volta a um estado anterior antes da instalação desta atualização.

 

Reinstale seus drivers

Embora a Restauração do sistema possa corrigir muitos problemas, nem sempre pode ajudar em uma situação específica.

Por exemplo, se você atualizou sua CPU, GPU ou qualquer outro componente do computador e instalou novos drivers, o computador pode congelar devido a drivers com erro ou talvez algo tenha dado errado com a instalação.

 

Teste sua memória RAM

Se o computador travar, o problema pode estar na sua memória RAM.
Abra o Menu Iniciar e digite Diagnóstico de Memória do Windows para obter acesso à ferramenta.

Seu computador irá reiniciar e testar sua memória, notificando-o se encontrar algum problema.

 

Verifique o desempenho do seu disco rígido (HD)

Se o seu disco rígido tiver setores com defeito e estiver falhando, isso pode causar muitos problemas.

Vá na barra “Pesquisa”, digite “cmd”, clique com o botão direito do mouse em cima dele e, com o menu aberto, selecione a opção “Executar como administrador”.

Quando a tela do Prompt de Comando abrir, digite o seguinte código “Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth” (sem as aspas). e pressione Enter.

Esse comando vai verificar e melhorar o desempenho do seu HD.

 

Tela azul de erro

Se após a tela do seu notebook congelar apareceu uma tela azul com um erro descrito, isso pode ajudar a resolver.

Tire rapidamente uma foto da tela, ou escreva o numero do erro para pesquisar o que ocasionou o travamento da tela.

 

Atualize o seu computador

As atualizações do Windows acontecem por vários motivos, e um deles é manter o computador em pleno funcionamento.

Vá em “Configurações” e depois em “Atualizações”, verifique se o computador está com todas as atualizações em dia.

 

Reinicialize seu sistema

A tela do seu notebook congelou e após alguns minutos ainda não funciona? Você terá que forçar a reinicialização.

Pressione e segure o botão de ligar/desligar do seu computador. Após ele desligar, clique para ligar novamente.

Lembre-se: Esse modo de desligar o computador não pode ser feito sempre, apenas em ultimo caso.

Conseguiu resolver o congelamento de tela do seu notebook de outra forma? Deixa ai nos comentários.