O que é erro no Gboard e como resolver?

Os usuários do Gboard estão reclamando de problemas generalizados com o aplicativo, com muitos publicando relatórios de falhas e sendo bloqueados em seus telefones nas redes sociais.

Isso é péssimo para os usuários de um aplicativo que passou 1 bilhão de instalações na Google Play Store no ano passado, tornando-o um dos aplicativos Android mais populares.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre os problemas, incluindo como corrigi-los:

O que é o Gboard?

O Gboard é um aplicativo de teclado virtual desenvolvido pelo Google para dispositivos Android e iOS, lançado pela primeira vez em maio de 2016.

Desde então, o aplicativo passou por várias atualizações e melhorias, e o Gboard apresenta a Pesquisa do Google, pesquisa e compartilhamento de GIFs e emojis, um mecanismo de digitação preditiva que sugere a próxima palavra, dependendo do contexto e suporte a idiomas multilíngues.

Um teclado virtual é um software que permite a inserção de caracteres em um dispositivo sem a necessidade de teclas físicas, geralmente através de uma tela sensível ao toque.

O que está errado com isso?

No momento da redação deste documento, parece não haver um reconhecimento oficial dos problemas do aplicativo, mas de acordo com o usuário do Twitter CJ Hearn : “Parece que uma atualização do @motorolaUK está causando a falha do teclado #Gboard – o que significa que você não pode nem desbloquear o telefone.”

Outros usuários relataram o travamento do aplicativo, embora não esteja claro se eles estavam usando telefones ou dispositivos Motorola de outras marcas.

Acredita-se que o problema esteja afetando apenas dispositivos Android; Os usuários do iOS parecem bem.

Como posso corrigir isso?

“Não tenho telefone comigo”, disse Hearn, “mas iniciar a recuperação e limpar a partição de cache pode ajudar.”

Quando você executa um cache limpo, ele remove quaisquer arquivos temporários que possam estar causando um problema, mas não exclui seus arquivos ou configurações.

Para executar uma partição de cache de limpeza em telefones Motorola:

  1. Com o telefone desligado, mantenha pressionado o botão Diminuir volume e o botão Liga / Desliga ao mesmo tempo até o dispositivo ligar.
  2. Pressione o botão Diminuir volume para realçar “Modo de recuperação”
  3. Pressione o botão Liga / Desliga para reiniciar no modo de recuperação. Você verá uma imagem de um robô Android com um ponto de exclamação vermelho.
  4. Segurando o botão Liga / Desliga, toque em Aumentar volume uma vez e solte o botão Liga / Desliga.
  5. Use os botões de volume para rolar até “limpar partição de cache” e pressione o botão Liga / Desliga para selecioná-lo.
  6. “Reiniciar o sistema agora” será destacado, pressione o botão Liga / Desliga para selecioná-lo.

Outros usuários do Twitter ofereceram correções mais simples, desde a exclusão do aplicativo e a reinstalação, até o uso de outro outro teclado “por alguns dias”.

No fórum dos entusiastas do Android, android.stackexchange , um usuário sugeriu limpar o cache do aplicativo quando um problema semelhante surgiu no ano passado.

Para fazer isso, abra as configurações do telefone e vá para ‘Gerenciamento de aplicativos’. A partir daqui, selecione ‘Gboard’ e abra ‘Armazenamento’.

“Depois limpe o cache e você estará pronto”, disse o usuário Jinen Setpal. “Se não funcionar, mesmo após esta etapa, você deverá seguir exatamente as mesmas instruções, mas em vez de limpar o cache, você limpará os dados.

“Esse é um método seguro para fazê-lo funcionar, mas eu não o recomendo antes de limpar o cache, pois quando você limpa os dados, suas preferências são redefinidas.”

Se isso ainda não funcionar, tente outro aplicativo de teclado virtual enquanto aguarda uma correção do Gboard.

Fonte: inews.co.uk