10 gatilhos mentais que não podem faltar na sua página de vendas

Se você é um infoprodutor ou trabalha como afiliado, sabe que na página de vendas estão os fatores decisivos na hora do usuário concluir a venda. Um desses fatores são os gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são impulsos automáticos que o nosso cérebro está condicionado a fazer, como caminhar, tossir, comer, beber.

 

Por que usar gatilhos mentais na sua página de vendas?

No mundo das vendas online, gatilhos mentais despertam o interesse do usuário para a compra do seu produto.

Não importa o seu nicho, com um gatilho bem posicionado a sua página de vendas vai converter bem mais que a dos seus concorrentes.

E é por isso que reunimos os 10 gatilhos mentais QUE NÃO PODEM FALTAR na sua página de vendas.

 

 

Escassez

O gatilho mental da Escassez talvez seja um dos mais utilizados em páginas de vendas.

Esse gatilho, mostra ao usuário que o produto está acabando ou o desconto será por tempo limitado.

Alinhado ao senso de urgência, esse gatilho pode fazer com que o seu produto tenha um boom de vendas em poucas horas.

Utilize frases como: “Oferta por tempo limitado”, “Apenas mais 20 vagas” ou “20% de desconto até amanhã”.

 

Urgência

O gatilho mental da urgência é bem semelhante ao da escassez.

Porém nesse caso, a urgência deve ser mais explicita. Lembra daqueles comercias da TV em que o apresentador dizia “É só hoje!” e todo mundo corria para comprar o produto?

Utilize contadores de tempo da sua página de vendas: “Contagem regressiva para o fim da promoção”.

 

Autoridade

O conceito de autoridade serve muito bem para nichos bem específicos de infoprodutos ou serviços.

Posicione o seu produto como líder entre os concorrentes. Utilize frases como: “Resolvemos {problema} ou o seu dinheiro de volta”. “O mais completo e-book sobre {produto} do mercado”.

 

Problema e solução

Sabe aquela página de vendas perfeita mas que não vende? Nós podemos te ajudar!

Sim, isso que você acabou de ler é o gatilho mental do problema e solução.

Esse é talvez um dos gatilhos que mais ajudam na hora da venda.

O gatilho do problema descreve bem uma dor do usuário, e logo depois vem a solução, com a descrição do seu produto ou serviço.

Alguns exemplos de gatilhos de problema e solução, são: “Cansado de investir sem retorno?

Confira esse guia de investimentos X”. “Joga a vários anos e não consegue subir de elo? Confira esse e-book completo do Bronze ao Platina em 30 dias”.

 

Antecipação

Se você costuma assistir televisão, sabe que o gatilho da antecipação é um dos mais utilizados desde o inicio da era moderna.

Um exemplo básico do gatilho da antecipação, são os trailers de filmes ou séries.

Durante os meses que antecedem o lançamento, vários trailer são lançados e mais empolgados ficam os fãs.

Vou te dar outro exemplo: Sempre que chega em um momento de clímax, o capitulo da novela acaba certo? Os comercias durante o dia seguinte, servem para te lembrar que o próximo capítulo, será mais bombástico do que o anterior. Isso é o gatilho da antecipação.

Esse gatilho é perfeito para o lançamento de um infoproduto. Crie pequenos teasers: “Não perca no dia 12/01 a formula que vai revolucionar a suas vendas”, “Lançamento oficial do {produto}, entre na lista VIP”.

 

Reciprocidade

Provavelmente você já caiu nesse gatilho mesmo sem querer. Sabe quando você compra online e recebe um brinde “totalmente gratuito”?

A sensação que vem depois é a da reciprocidade, caso você venha a comprar o produto novamente, com certeza será na mesma loja.

Se você trabalha com infoprodutos, o brinde pode ser materiais gratuitos, amostras grátis: “Teste grátis por x dias”, “Material exclusivo e gratuito para a lista VIP”.

 

Prova social ou recomendação

Não dá para vender infoprodutos sem provas sociais ou recomendação.

O gatilho da prova social é quando o seu cliente fala sobre o seu produto e como ele ajudou a resolver o problema dele.

Hoje em dia, muitos infoprodutores compram depoimentos de clientes falsos para inserir na sua página de vendas.

Porém, o ideal, é que você consiga depoimentos verdadeiros de clientes reais.

Prints de comentários positivos nas suas redes sociais também são provas sociais fortes.

Você pode utilizar também frases como: “Mais de X pessoas compraram e aprovaram o curso”, “Confira a história do João, e como o {produto} ajudou a…”.

 

Curiosidade

Não adianta, nós somos seres curiosos. E esse gatilho da curiosidade pode ser inserido diretamente na sua página de vendas.

Você pode estimular a curiosidade do seu cliente fazendo jogos de palavras e teasers misteriosos.

Por exemplo: “A verdade por trás do {produto}”, “Poucas pessoas sabem sobre {produto}”.

 

Números e Estatísticas

Números e estatísticas fazem com que qualquer produto traga mais credibilidade.
Utilize estatísticas de vendas, aumento de clientes, número de downloads (no caso de e-books).

 

Preço Recomendado

O gatilho mental do preço recomendado abre mais opções para a conversão do usuário.
Dependendo do seu produto, você pode criar planos diferentes como básico, médio e premium.

No caso de vender apenas um produto, utilize o gatilho de forma a induzir a compra de um plano mensal, trimestral ou anual por exemplo.

 

Confira nesse infográfico, um resumo dos gatilhos mentais que não podem faltar na sua página de vendas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão

O uso de gatilhos mentais na sua página de vendas, com certeza irá aumentar a conversão.

Porém, apenas os gatilhos não são suficientes para induzir o usuário a comprar, é preciso oferecer um produto de qualidade e que sane as dores do cliente.

 

 

 

Fonte: 2checkou | NP Digital Brasil