Por que as Redes Sociais são essenciais para o seu negócio local?

Por que as empresas locais devem investir tempo e dinheiro no marketing de mídia social?

Você provavelmente já está muito ocupado promovendo seu negócio.

Adicionar ainda mais tarefas de marketing pode parecer um pouco exagerado.

Hoje em dia, porém, deixar de incorporar as mídias sociais ao seu plano de marketing pode custar- não apenas em termos de novos potenciais clientes que não o conhecem (e que seu concorrente está feliz em coletar!) mas também em termos de reter seus clientes existentes.

Ao construir um relacionamento com seus clientes, suas chances de retê-los aumentam, assim como seu potencial valor de vida.

Agora deixe esses outros argumentos convincentes convencê-lo ainda mais:

‘Ei, pessoal… Alguém conhece o…’

As pessoas nas redes sociais estão constantemente pedindo aos seus amigos recomendações para quase tudo, desde restaurantes locais até serviços de reparo de carros.

As plataformas de mídia social aprimoram essas conversas.

Recomendações do Facebook

Por exemplo, o Facebook oferece aos usuários um recurso dedicado que permite que eles peçam recomendações em uma área onde eles vivem.

Uma vez que um usuário parece estar pedindo dicas locais em uma atualização de status, um algoritmo especial é acionado que reconhece solicitações de recomendação.

Com base nas respostas dos amigos do Facebook nos comentários, o recurso então puxa para cima os locais exatos das empresas mencionadas.

Isso significa que a empresa local será marcada automaticamente, visível para o usuário que fez a pergunta, e qualquer outra pessoa que veja o post.

Recursos semelhantes foram lançados em outras plataformas de mídia social.

Então, o que acontece se você não estiver lá?

“Pior serviço de todos os tempos!”

Mesmo que você não esteja ativo nas mídias sociais, as pessoas falarão sobre o seu negócio.

Os clientes compartilharão seu feedback, bom e ruim, e você precisa estar ciente disso.

  • Se for bom, ÓTIMO! Você pode capitalizar esse cliente satisfeito, aproveitando seus elogios para conseguir mais clientes ou ter seus felizes voltando para mais.
  • Se é ruim, ÓTIMO! Você pode controlar a conversa mostrando suas excelentes habilidades de atendimento ao cliente. Transforme o reclamante mal-humorado em um ventilador em chamas, realmente ouvindo seu problema e resolvendo-o.

Geralmente não se trata de cometer um erro – erros são inevitáveis para qualquer negócio.

Realmente, é sobre como você vai corrigi-lo.

E um bônus? Você começa a aprender mais sobre o que seus clientes realmente pensam, e melhorar o seu negócio de acordo.

Sabe o que acontece quando você não está lá?

As reclamações se tornam virais, e seu concorrente se oferece para ajudar seu cliente. Porque eles estavam ouvindo.

Corte os custos de anúncios por publicidade local

As plataformas de mídia social não foram construídas para seus usuários, mas para anunciantes.

A localização é um dos muitos aspectos demográficos específicos em que você pode segmentar seus anúncios.

Se você direcionar seus anúncios para pessoas que estão baseadas em sua área, seus interesses e alguns outros detalhes demográficos, você alcançará o maior potencial de cliente com os custos mais baixos.

Além disso, ao ajustar a segmentação e o conteúdo de seus anúncios, você aprende mais sobre leads ideais do que qualquer pesquisa pode lhe dizer, por uma fração do custo!

E se você não usar esses recursos de anúncios? Você continua disparando sem rumo, enquanto sua competição tem como alvo as pepitas de ouro.

Deixe os fãs falarem por você

O marketing de mídia social se presta perfeitamente para construir uma comunidade apaixonada em torno de sua marca.

Não há melhor maneira de encorajar as pessoas a promovê-lo do que ajudá-las a se conectar com pessoas com mentes semelhantes.

Isso é mais do que apenas possuir as conversas em torno de seus produtos ou serviços.

Você também está criando relacionamentos de longo prazo com clientes.

Clientes felizes cuidarão do marketing boca-a-boca para você – e até mesmo parte do seu atendimento ao cliente.

Além disso, eles voltarão para você para mais negócios. Uma e outra vez.

Algumas ideias para ilustrar a construção da comunidade

Suponha que você possua uma loja de suprimentos de artesanato e queira se tornar mais visível para potenciais compradores.

Você pode mostrar projetos acabados de seus clientes no Pinterest e Facebook, e convidar as pessoas a fazer perguntas e dicas dos fabricantes.

Isso fará com que a bola role nas pessoas compartilhando suas realizações, lutas e sonhos astutos, em torno de seus produtos!

Outro grande exemplo é construir uma comunidade em torno de desintoxicação e perda de peso, para um bar de sucos local.

As pessoas podem inspirar e apoiar uns aos outros em suas metas de saúde, enquanto você pode compartilhar as últimas receitas de suco e parabenizar a todos pelo seu progresso.

Você pode organizar encontros em seu bar, antes ou depois dos treinos. Tudo feito facilmente com a funcionalidade que as mídias sociais fornecem a você.

Se você não tem uma comunidade, você está definitivamente perdendo o estabelecimento de uma marca forte, com um esforço bastante baixo custo. Uma comunidade é um ativo que vai se pagar várias vezes.

Promoção fácil de novos produtos e serviços

Embora a divulgação das notícias sobre novos produtos e serviços através de canais locais tradicionais ainda tenha seus méritos, divulgar a notícia através das mídias sociais pode dar um grande impulso à sua campanha.

Através da publicidade social, sua comunidade e sua própria página, você tem várias opções para “mostrar o que você tem”. E você pode fazer isso com imagens, texto e vídeo.

Publicidade em Massa Livre

Ao longo deste artigo, você poderia estar revirando os olhos, pensando: “Isso significa que eu tenho que gastar todo o meu tempo reagindo a todos nas redes sociais?”

Não, você não tem.

Embora você deva prestar atenção ao que seus clientes lhe dizem sobre sua experiência, você não precisa se curvar para trás para cada voz lá fora.

Alguns influenciadores sociais se acostumaram tanto com as empresas que tremem em suas botas por qualquer tweet ou post negativo, que assumem que são todos poderosos.

No entanto, se você permanecer autêntico, aberto em sua comunicação e usar um pouco de brincadeiras inteligentes, muitas vezes você vai encontrar-se no lado vencedor das coisas.

As pessoas estão ficando fartas de celebridades insta mimadas e se reunirão atrás de você. E se você tiver sorte (ou é sorte se você jogar com inteligência?) – você pode acabar sendo destaque na mídia de massa.

Quais plataformas de rede social são as melhores para o seu negócio local?

Encare isso, você não pode fazer tudo de uma vez.

Bem, algumas empresas podem (graças a ferramentas e equipes incríveis).

Para começar, no entanto, você deve se concentrar em um ou dois canais primeiro.

Precisa de ajuda para selecionar as plataformas de mídia social certas para você?

Aqui estão algumas dicas para decidir em quais redes se concentrar.

Tipo de Conteúdo

Isso pode variar, desde imagens e vídeos até conteúdo escrito.

Vamos imaginar que você está fornecendo encanador ou serviços odontológicos, nesse caso é difícil postar algumas fotos por dia (em comparação com restaurantes e lojas que preferem focar em conteúdo visual).

Isso significa que o Instagram não funcionará para todos os negócios locais, ao contrário do Facebook.

Mas não se engane, o Instagram é uma das Redes Sociais que mais crescem no mundo. Experimente criar uma conta lá e divulgar os seus serviços.

Acredito que uma empresa local deve ter uma página da empresa no Facebook (veja imagem abaixo) onde um potencial cliente pode encontrar todas as informações necessárias (ou seja, horário de trabalho, localização, local e serviços que você fornece).

Cleaning Company - Facebook Page Details

Onde e quando seu público está mais ativo?

Ter uma página em um canal não significa que você precisa produzir posts diariamente.

Por exemplo, se o seu público não está realmente se engajando ativamente no Facebook, então postar algumas vezes por mês deve ser suficiente.

No entanto, se você descobriu que seus clientes atuais e potenciais estão ativamente se envolvendo com seus concorrentes e páginas de nicho do setor, então é uma luz verde para você também.

Outra coisa que vale a pena verificar são os grupos do Facebook. Com a ajuda de grupos fechados do Facebook, você pode encontrar:

  • Os temas mais urgentes e virais.
  • Que tipo de conteúdo ressoa melhor com seu público.
  • O que influencia suas decisões de compra.

O mesmo vale para outros canais de mídia social. Então pesquise outras empresas locais no Instagram, YouTube, Twitter, Reddit e Pinterest.

Qual é o seu orçamento?

Leve em consideração o número de horas que você pode investir neste e/ou no orçamento que você tem.

Hoje em dia, os gestores de mídia social de sucesso gastam uma boa quantidade de tempo na criação de posts nas redes sociais – mas ainda mais horas se envolvendo com seu público.

Vocês pode também contratar uma empresa especializada em Gerenciamento de Redes Sociais especializadas em negócios locais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conversas e engajamento são as principais chaves para o sucesso das redes sociais.

Curtidas e compartilhamentos não ajudarão sua comunidade a crescer tanto quanto comentários e interações.

É por isso que você precisa entender se você tem recursos suficientes para estar presente (por exemplo, cobrir apenas o básico das mídias sociais, postar algo de tempos em tempos) ou ativo (todos os fundamentos, postar diariamente, além de interagir e responder rapidamente às pessoas) nas mídias sociais.

Conectando seus clientes offline com suas plataformas de mídia social

Depois de selecionar as plataformas de mídia social certas, você enfrentará outro problema doloroso: seu público ainda está dividido entre o mundo online e offline.

É aqui que todas as marcas estão lutando mais ou menos, com clientes que estão constantemente consumindo seus produtos, mas não fazem parte de sua comunidade de mídia social.

Você precisa conectar usuários que estão consumindo seus produtos/serviços offline com sua atividade on-line. Eles podem ajudá-lo a aumentar sua presença, deixar avaliações positivas e conectar seu negócio a um local, porque eles estão conectados à área ao seu redor.

Então, como isso funciona?

Aqui estão algumas ideias sobre como você pode fazê-lo:

  • Peça-lhes para curtir o seu negócio nas redes sociais, dando-lhes um cartão impresso com todos os seus detalhes.
  • Faça um cantinho de foto onde eles possam fazer uma foto/selfie e mostrar outros clientes que já participaram. Lembre-se, o marketing de mídia social é 1.000x mais eficaz quando se trata de seus clientes felizes (não você). Então coloque-os sob os holofotes!
  • Crie um sorteio.
  • Dê às pessoas um desconto em sua compra/conta atual se elas se juntarem à sua comunidade online.
  • Convide-os para uma venda especial que será executado exclusivamente para sua comunidade.

Para finalizar

Estar online para negócios tornou-se muito, muito local.

Todos nas redes sociais estão sendo localizados, pelas coisas que gostam e pelas coisas que fazem.

O marketing de mídia social pode ser uma maneira eficaz e bastante de baixo custo para criar maior visibilidade para o seu negócio local.

Então, seja uma das coisas que muitos locais gostam em seu feed de notícias, e mais deles seguirão.

Fonte: www.searchenginejournal.com