Marketing na internet para designers: seis dicas valiosas.
O quão satisfeito você está com o numero de clientes que chegam até você? Aposto que poderia ser um montante maior correto?
Como profissional de design, seja freelancer ou com agência, conseguir clientes não é tarefa fácil e nesse post irei mostrar seis dicas de marketing digital para designers.
Crie um site
Imagine que alguém precisa de uma empresa ou pessoa que faça convites de casamento. Onde seria o primeiro local que você iria procurar? Se você pensou “Google”, já está com meio caminho andando na sua estratégia de marketing digital.
Uma pesquisa divulgado pelo SPC Brasil no ano passado, mostrou que 90% das pessoas pesquisam online antes de adquirir um produto e serviço.
Agora imagine que você é um profissional de designer especialista em convites de casamento, se você não tiver um site, dificilmente a pessoa que procura o serviço que você faz irá encontra-lo.
Fale a voz do cliente
Em um primeiro momento o cliente não está procurando um “profissional de design”, ele está buscando “alguém que faça cartões de visitas”, “alguém que crie identidade visual” ou até mesmo “arte de banner profissional”.
Não coloque termos muito técnicos no seu site, lembre-se de sempre adotar um linguagem semelhante á utilizada pelo seu cliente, assim ficará mais de te encontrar nos mecanismos de buscas (utilizando técnicas de SEO).
Busque as Redes Sociais que os seus clientes estão
Em quais redes sociais os prospects de um serviço de designer estão? Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn? Não dá para saber ao certo e com convicção de quais redes sociais o seu cliente irá vir. Porém foque naquelas em que você obteve um retorno anterior, divulgue trabalhos, dicas e conteúdos do site para atrair a atenção do publico.
E não se esqueça de investir em publicidade paga nas redes sociais, pois além de serem mais baratas do que as mídias tradicionais, esse tipo de mídia é bem mais fácil de ser mensurada.
Utilize o Google My Business
Você já ouviu falar do Google My Business? Ele é uma plataforma do Google que literalmente coloca a sua empresa no mapa.
Você não precisa ter uma empresa física ou disponibilizar produtos em uma loja, basta colocar os seus dados, endereço e serviços prestados, e prontos! Confira mais sobre essa ferramenta de divulgação gratuita aqui.
Divulgue
Divulgar, promover, ofertar… São várias palavras com apenas um intenção: ser encontrado. E o marketing digital é feito para isso, que os seus clientes te encontrem ser que você tenha que chegar a eles.
Mas como nem tudo são flores, você profissional de designer vai ter que dar uma mãozinha para o marketing digital através de Ads.
Utilize plataformas como Facebook/Instagram Ads para divulgar um pouco do seu trabalho nas Redes Sociais e a plataforma Google Ads (antigo AdWords) para ter a divulgação do seu serviço na rede de pesquisa e sites parceiros do Google.
Faça um portfólio
Pode parecer piada, mas alguns designers não possuem portfólio físico e muito menos online. O seu portfólio pode ficar dentro de uma sessão do site ou até mesmo em sites próprios para expor os trabalhos, como o Behance.
Bônus
Portfólio ou site?
Muitos designers ficam em dúvida de qual formato de divulgação escolher. E se tratando de estratégias de marketing digital, faça o que vende mais: Site.
Pode até ser importante para o cliente ver os seus trabalhos feitos, mas além da qualidade dos Jobs que você criou cliente que saber de preços. Experimente colocar um menu de Jobs feito no seu site, porém deixe explícitos também botões para orçamento, preços de serviços básicos e link de redes sociais.
Essas foram seis dicas de marketing digital para designers, mas não fiquem preso apenas a essas seis dicas, explore o marketing digital a seu favor.