Começar um negócio local não é tarefa fácil, se manter gerando lucros a médio e longo prazo exige resiliência e modernidade. Através do Marketing Digital para negócios locais, empresas aumentam suas vendas e conquistam mais clientes.
Porém muitos empresários locais não investem tempo e recursos em estratégias digitais, pois não possuem conhecimento ou acreditam que o simples marketing impresso e boca a boca já irão gerar o retorno necessário.
Marketing Digital é caro?
Um equivoco que a maioria dos pequenos empresários costumam cometer é o de achar que inserir o negócio local na web é uma tarefa difícil e que demanda muito dinheiro.
Pelo contrário, o investimento em marketing digital a curto prazo é gratuito e nesse artigo iremos te ajudar a inserir o seu negócio local no mundo digital de forma simples e gratuita.
Não importa qual o seu segmento de mercado, seja lanchonete, salão de beleza, estúdio de Tatuagem, padaria, advocacia, consultório odontológico… inserir sua empresa na internet é fácil e o retorno será muito maior do que o esperado.
1º Passo: Google My Business
Seu estabelecimento já foi inaugurado, você entregou panfletos (flyers), porém passaram-se semanas e apenas alguns clientes passaram pela sua porta, frustante né?
Um dos motivos pode ser que o seu negócio não foi encontrado, ou seja, poucas pessoas interessadas no seu negócio de fato foram alcançadas pelos flyers distribuídos.
O Google My Business (Meu Negócio) funciona como um primeiro site para a sua empresa. Nele estarão as informações mais importantes do seu negócio: O nicho e o endereço.
Utilizando essa plataforma gratuita do Google, a sua empresa irá automaticamente para o Google Maps, aparecendo nos maiores mecanismos de GPS.
Com o Google Meu Negócio, seu estabelecimento será encontrado por pessoas que realmente estão interessadas no seu serviço, ao contrario de flyers que podem ser entregues a qualquer pessoa nas ruas.
Podemos observar um exemplo prático abaixo:
A TechnoTaFe é uma empresa de tecnologia em Santana de Parnaíba, que tem como core business(núcleo de negócio) o ramo de Assistência Técnica de Informática. Uma rápida pesquisa com o termo “assistência técnica de informática” feita de um computador que está na região, retorna a TechnoTaFe entre os primeiros da lista do Google Maps, graças ao Google My Business.
Santana de Parnaíba é uma cidade interiorana, porém com várias assistências técnicas de informáticas, porém apenas algumas se destacam, justamente por utilizar o Google Meu Negócio.
Atividade 1: Agora que você entendeu os benefícios de inserir a sua empresa no Google My Business nós temos possuímos uma atividade para você: Pesquise o seu nicho de mercado no Google seguido pela cidade e veja se a sua empresa aparece nos resultados de pesquisa no mapa. Por exemplo, se você possui um salão de beleza em Guarulho, pesquise: “Salão de Beleza em Guarulhos” ou “Cabeleireiro em Guarulhos”
2º Passo: Site responsivo
Para inserir um negócio local na internet é indispensável possuir um site, mas não apenas um site comum, que você cria em plataformas gratuitas. é preciso ter um website responsivo, ou seja que funcione perfeitamente em celulares.
Caso você não entenda muito de tecnologia e nem queira se aventurar em construir um site do zero, existem diversas empresas de criação de sites com planos específicos para negócios locais.
Ao contrario do que muitos pensam a criação de sites não é algo caro e se tratando de estabelecimentos locais, os valores são ainda menores.
O que um site precisa ter:
Domínio próprio
Produtos e Serviços
Informações de contato acessíveis
SEO
Integração com redes sociais
Responsividade
Performance
Integração com Google Analytics
Site responsivo e bonito para atrair o seu cliente!
3º Passo – Redes Sociais
Você acessou o WhatsApp, Facebook, Pinterest ou Instagram nas ultimas 2 horas? Se a resposta for sim, por que a sua empresa ainda não está nas redes sociais?
62% da População Brasileira está Ativa nas Redes Sociais e essas pessoas não estão apenas buscando entretenimento e relacionamentos com colegas e amigos, estão buscando também produtos e serviços.
Para um empresário local, divulgar seu estabelecimento nas mídias pode não ser muito atrativo tendo em vista que tudo o que é postado nas redes sociais podem atingir diversos públicos em diversos lugares, porém as redes sociais podem oferecer diversas oportunidades de negócios e reconhecimento de marca.
Mas qual rede social eu escolho para a estratégia digital da minha empresa?
Para negócios locais, você pode escolher o Facebook e Instagram de imediato. E não se esqueça de criar uma conta no WhatsApp Business para mandar promoções e novidades aos seus clientes.
Atividade 2: Experimente procurar alguma empresa ou estabelecimento da sua região no Facebook, por exemplo, uma padaria, lanchonete ou estúdio de tatuagem. Eles estão no Facebook?
4º Passo – Crie conteúdo
Agora que o seu negócio local já está no mapa, já possui um site responsivo com os produtos e serviços, e já está inserido nas redes sociais você precisa de conteúdo.
Imagens, vídeos, infográficos, gifs… todos esses tipos de conteúdo irão fazer com que o seu cliente enxergue você com outros olhos.
“Mas eu sou empresário, não designer”
Você deve estar se perguntando como fazer conteúdo de qualidade, sem ser especializado nisso. A ferramenta gratuita mais famosas para criação de conteúdo visual é o Canva.
Com ela você consegue fazer conteúdo para Facebook, Instagram, WhatsApp, Blogs e até vídeos na versão paga.
5º Passo – Mídia paga
Calma, não vou te fazer gastar enormes quantias de dinheiro na sua estratégia digital.
Separe R$ 40,00 em um mês, R$ 10,00 por semana.
Essa quantia já é suficiente para você atrair clientes com conteúdos patrocinados no Facebook, Instagram e Google AdWords.
Separando pequenas quantias para investimento em conteúdo patrocinado, o seu negócio local ganhará muito mais visibilidade em sua região.
Publicidade online para aumentar as vendas e cativar clientes
Seguindo esses 5 passos o seu negócio local será facilmente encontrado no meio digital, aumentando ainda mais as suas vendas e conquistando cada vez mais os seus clientes.
Perguntas Frequentes
O que é um negócio local?
Como divulgar um negócio local?
Você pode divulgar o seu negócio local por meio do Google Mapas;
Por meio de um blog, criando conteúdo relacionado com seu produto ou serviço;
Por meio das redes sociais, postando promoções, sorteios etc;
Programa de fidelidade;
Parceria com um influenciador local;
Distribuição de folders e cartões de visitas em negócio locais com grande trafego de pessoas como supermercado.
O que é o marketing local?
O marketing local refere-se às estratégias de marketing digital que uma empresa usa para divulgar seus produtos ou serviços para pessoas em sua área local e engajar clientes novos e potenciais em um raio especificado.
Normalmente, o marketing local é usado por empresas que têm uma vitrine física em sua comunidade, como restaurantes, bares, spas, consultórios médicos, supermercados, dentistas, salão de cabelereiros entre outros.
Como atrair clientes através do marketing local?
Você pode atrair clientes para o seu negócio local por meio de cupons de desconto publicados em redes sociais, e-mail e site da empresa;
Atualizando sempre a sua página do Google Meu Negócio;