Para sobreviver, as empresas locais precisam aprender a se adaptar à maneira moderna de marketing.
Se você está vendo um declínio nas vendas, é hora de você apostar em uma estratégia de marketing digital.
Mesmo que sua pequena empresa seja lucrativa no momento, você precisa ficar à frente da concorrência para manter o sucesso no futuro.
Analise as últimas tendências de marketing. Reconheça o comportamento de compra do consumidor. Aprenda como obter mais dinheiro com seus clientes existentes.
Se sua empresa é nova, você precisa fazer todo o possível para permanecer forte nos próximos anos.
está pronto para promover o seu negócio localmente de forma gratuita?
Confira as 15 principais táticas de marketing para os empresários locais. Use este guia como referência para suas futuras campanhas de marketing.
1. Configure sua listagem grátis com o Google Meu Negócio
Como os novos clientes estão encontrando você?
Se você é da velha escola, pode contar com o boca a boca, promoções de rádio, anúncios impressos e mala direta. Mas você sabia, que amaioria dos consumidores procuram na Internet, uma empresa local?
Além disso, análises positivas online fazem com que 73% dos consumidores confiem nas empresas locais.
É por isso que você precisa garantir que sua empresa local esteja listada no Google.
Quando as pessoas usam a Internet para procurar algo, elas começam com o Google.
A configuração da sua listagem gratuita do Google facilita para que os consumidores o encontrem quando pesquisam termos relacionados à sua empresa.
Sua listagem terá todas as suas informações:
- endereço
- número de telefone
- horas
- instruções
- link para o site
Você poderá adicionar fotos para oferecer às pessoas uma melhor compreensão da maneira como você opera.
Os clientes também poderão adicionar fotos. Eles escreverão comentários sobre sua empresa local para que outras pessoas vejam, o que terá um grande impacto no seu sucesso.
Sua classificação por estrelas é o fator número um usado pelos consumidores para determinar se eles comprarão de sua empresa local.
De fato, 94% dos clientes usarão empresas com uma classificação de 4 estrelas.
2. Comece a blogar
Como você acabou de ver, os consumidores usam a Internet para encontrar empresas locais.
Isso significa que você precisa entender os princípios básicos do SEO se quiser aumentar suas chances de ser classificado como o melhor resultado.
Aproximadamente 47% dos cliques vão para as três primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google.
Os blogs ajudarão você tremendamente com sua estratégia de SEO.
Mais tráfego no site, mais seguidores e mais leads resultará em aumento de lucros.
A publicação de novas postagens no blog significa que seu site será atualizado com mais frequência com novos conteúdos, o que aumentará suas chances de obter uma classificação de pesquisa mais alta.
Além disso, suas postagens são um ótimo lugar para adicionar palavras-chave que os clientes em potencial podem pesquisar ao navegar on-line.
Quando você conseguir estabelecer um grupo constante de leitores para o seu blog, eles visitarão seu site regularmente.
Quanto mais eles visitarem o seu site, maiores serão as chances de conseguir que eles sejam convertidos.
3. Participe de um grupo local
As empresas locais precisam permanecer ativas em suas comunidades. Participar de um grupo local é uma ótima maneira de ficar conectado com residentes e outros empresários.
Sugiro ingressar na sua Câmara de Comércio local. Haverá uma pequena taxa anual, mas vale a pena.
Participar dessas reuniões e eventos exporá sua marca a outros negócios.
Seus concorrentes farão parte desses grupos? É possível. Mas isso é ainda mais um motivo para você estar lá.
Digamos que você seja dono de uma empresa local de camisetas.
Outra empresa local pode estar organizando um evento na cidade e precisar de camisas personalizadas.
Em vez de encomendar as camisas on-line, elas estarão mais inclinadas a usar seus serviços se vocês pertencerem ao mesmo grupo local.
Essa é a ideia por trás da adesão. As empresas se cuidam e sempre tentam apoiar marcas locais.
4. Retribuir à comunidade
Ser parte de uma comunidade local também significa que você precisa retribuir.
Se você é caridoso, não tenha vergonha de seu envolvimento. Os consumidores querem saber como sua empresa local apóia causas beneficentes.
Pesquisas mostram que 91% dos clientes dizem que estão dispostos a mudar de marca se isso significa apoiar alguém associado a uma causa beneficente.
E 85% dos consumidores terão uma imagem mais positiva da sua empresa local se você apoiar uma instituição de caridade com a qual se preocupa.
Você pode até perguntar à sua comunidade e clientes quais instituições de caridade você deve apoiar.
Estudos mostram que 39% das pessoas querem ajudar a decidir sobre as instituições de caridade que uma empresa apoia por meio de um sistema de votação.
É uma aposta segura associar-se a instituições de caridade locais.
Isso definitivamente ajudará você e sua empresa a se aproximarem da sua comunidade.
Você pode abordar isso de várias maneiras.
Para iniciantes, você pode fazer uma contribuição anual para uma instituição de caridade.
Você também pode executar promoções especiais com uma certa porcentagem de vendas em um determinado dia ou semana em uma causa.
Retribuir à sua comunidade nem sempre significa doar para uma instituição de caridade.
Por exemplo, digamos que você possua um restaurante local. Você pode fornecer comida para um evento público de formatura do ensino médio. Esses tipos de festas organizadas pela escola visam manter os alunos seguros e sóbrios na noite da formatura.
5. Executar concursos ou sorteios
Os concursos são uma ótima maneira de animar as pessoas com sua empresa local.
A melhor maneira de realizar esses concursos é através de plataformas online. Aproveite seus perfis de mídia social para esta estratégia.
Execute concursos que incentivem o conteúdo gerado pelo usuário. Por exemplo, peça a seus seguidores para postar fotos relacionadas à sua empresa. Em seguida, escolha um vencedor com base em quem mais curtiu a foto.
A ideia por trás desses concursos é aumentar o número de seguidores nas mídias sociais.
Se as pessoas virem seus amigos e familiares postando sobre sua empresa local em seus perfis sociais, isso aumentará sua exposição e aumentará as chances de elas seguirem você.
Agora você poderá publicar conteúdo promocional direcionado aos seus novos seguidores que os converte em clientes.
6. Verifique suas informações no Guia Fácil ou TripAdvisor
Além da sua listagem do Google, sua empresa local também terá perfis configurados em outras plataformas, se você se inscreveu ou não.
Por exemplo, você pode ter um perfil no Guia Fácil ou TripAdvisor porque os clientes classificaram e analisaram sua empresa.
É importante garantir que todas as suas informações, como horário de funcionamento da loja, número de telefone, endereço e site, sejam precisas nessas plataformas.
Se um cliente tentar entrar em contato com você e o número de telefone estiver errado, ou se ele aparecer na sua loja pensando que você está aberto e realmente fechado, isso vai machucá-lo.
É do seu interesse reivindicar sua empresa no Guia Fácil ou TripAdvisor para que você possa controlar as informações em sua listagem.
7. Implementar um programa de fidelização de clientes
Se você procura uma maneira rápida de aumentar as vendas, precisa aprender como criar um programa de fidelidade do cliente.
A melhor parte dessa tática de marketing é que você pode ganhar mais dinheiro sem precisar adquirir novos clientes. Seu foco será conseguir que seus clientes existentes gastem mais dinheiro.
O objetivo do seu programa de fidelidade deve se concentrar em duas coisas:
- aumentando a frequência de compra
- aumentando o valor médio da compra
Ao realizar essas duas coisas, você poderá impulsionar o crescimento através das vendas.
Mais de 82% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar em lojas com programas de fidelidade do cliente.
Seu programa de fidelidade pode ser algo tão simples quanto um cartão perfurado. Na 10ª visita, o cliente recebe uma recompensa gratuita ou algo assim.
Ou você pode configurar um sistema um pouco mais profundo. Recompense seus clientes com maiores gastos implementando um programa de fidelidade com base em diferentes níveis de gastos.
A melhor maneira de acompanhar esse tipo de programa é com um perfil de cliente ou aplicativo móvel, mas discutiremos isso em mais detalhes em breve.
8. Ofereça descontos
Os consumidores são sensíveis aos preços.
Como empresa local, você precisa reconhecer isso e ajustar seus preços de acordo.
Alguns de vocês podem hesitar em oferecer descontos porque sentem que isso diminui o valor da sua marca. Além disso, seus preços atuais podem não gerar lucros se você oferecer descontos.
Se for esse o caso, considere aumentar seus preços base. Em seguida, ofereça descontos nesses novos preços.
Psicologicamente, isso é mais atraente para seus clientes. Eles querem sentir que estão fazendo um acordo.
Se sua empresa local tiver uma loja de comércio eletrônico, um código de desconto ativo aumentará suas chances de obter mais vendas.
Seja para vender on-line, na loja ou em ambos, é importante que sua empresa ofereça cupons e descontos para seus clientes.
9. Aumente sua presença nas mídias sociais
Discutimos brevemente as mídias sociais mais cedo, quando falamos sobre a realização de concursos para promover sua empresa local.
Você precisa estabelecer uma presença ativa no maior número possível de plataformas de mídia social.
Claro, você pode estar no Facebook. Mas isso não basta. No ano passado, mais da metade das pequenas empresas aumentou seu investimento em mídias sociais para plataformas como Instagram, Twitter e YouTube.
Se você possui uma empresa B2B local, também precisa priorizar redes como o LinkedIn.
Apenas 43% das pequenas empresas compartilham conteúdo e se envolvem com seus seguidores diariamente. Esse número deve ser muito maior.
Eu sei o que você está pensando. Administrar uma pequena empresa é difícil.
Você já está passando dias longos e simplesmente não tem tempo suficiente para se concentrar em sua estratégia de mídia social.
10. Faça parceria com um influenciador local
Para levar sua estratégia de marketing de mídia social para o próximo nível, considere trabalhar com influenciadores locais.
São pessoas da comunidade que têm muitos seguidores sociais.
Você pode pagá-los para promover sua empresa local nos canais de distribuição para aumentar seu alcance.
A melhor parte dessa estratégia é que ela é relativamente barata. Cada postagem provavelmente custará apenas algumas centenas de reais, no máximo, e você pode pagar menos se oferecer alguns itens gratis.
Os influenciadores têm taxas de engajamento extremamente altas com seus seguidores, e seus públicos confiam em suas recomendações.
11. Configure um programa de referência de clientes
A implementação de um programa de referência de clientes é uma das minhas maneiras favoritas de adquirir novos clientes sem fazer nenhum trabalho.
A ideia por trás dessa estratégia é fazer com que seus clientes atuais façam todo o trabalho pesado.
É uma estratégia focada na retenção e aquisição de clientes, que são os dois principais impulsionadores de varejo mais significativos .
Para que seu programa de referência seja bem-sucedido, você precisa oferecer um incentivo para ambas as partes.
Recompense seus clientes existentes por cada referência. Isso lhes dá motivação para chegar lá e encaminhar sua empresa local para o maior número de pessoas possível.
Quanto ao novo cliente, eles também precisam de algum tipo de incentivo para colocá-los na porta.
Se estiverem satisfeitos com a compra, também começarão a indicar novos clientes.
Isso pode se transformar em um ciclo altamente lucrativo para os seus negócios. Isso ocorre porque 86% dos consumidores dizem que seus amigos mais próximos influenciam suas decisões de fazer uma compra.
Simplificando, as referências funcionam.
12. Adicione assinantes à sua lista de email
Não subestime o email marketing.
Embora possa não ser a tática de marketing mais nova ou mais sexy, é uma das estratégias mais eficazes por aí.
Segundo a pesquisa, 81% dos proprietários de pequenas empresas dizem que o marketing por email impulsiona a aquisição de clientes. E 80% deles afirmam ter conseguido usar o email marketing para reter clientes.
Mas sua estratégia de e-mail não será eficaz se você não tiver assinantes.
Concentre seus esforços em conseguir que mais clientes entrem na sua lista, e o resto se encarregará de si mesmo se você permanecer no topo de suas campanhas.
13. Inicie um aplicativo móvel
Não importa em que tipo de empresa você possui ou em qual setor você atua, posso prometer que seus clientes estão usando dispositivos móveis.
Se você tiver os fundos disponíveis, considere iniciar um aplicativo móvel para sua empresa local.
Isso ocorre porque a maior parte do tempo móvel é gasta usando aplicativos.
Estudos indicam que 63% dos consumidores preferem um aplicativo em comparação a um site móvel, porque é mais conveniente.
E 57% dos usuários gostam de aplicativos porque são mais rápidos que sites para celular.
Você pode achar que um aplicativo não é necessário para sua empresa local no momento, mas será no futuro. Mesmo que você não esteja pronto para iniciar esse processo hoje, planeje fazê-lo em breve.
Depois que o aplicativo for iniciado, ele ajudará a personalizar a experiência do cliente.
Você pode usar seu aplicativo para facilitar seus programas de fidelidade e programas de indicação de clientes, sobre os quais falei anteriormente.
14. Configure os Alertas do Google
Os Alertas do Google ajudarão você a monitorar o que está sendo dito sobre sua empresa on-line.
Os relatórios serão enviados a você sempre que sua empresa local ou outras palavras-chave forem publicadas na Internet.
Isso ajudará você a ficar por dentro das últimas notícias, sejam positivas ou negativas.
Por exemplo, digamos que alguns blogueiros escrevam uma postagem desfavorável sobre sua marca on-line.
Você será capaz de vê-lo e agir em conformidade imediatamente, em vez de descobrir sobre o post semanas mais tarde.
Ou, por outro lado, se uma publicação de notícias local escrever um artigo positivo sobre sua empresa, você poderá compartilhar esse conteúdo em seu site e em seus canais de mídia social.
15. Melhore o seu atendimento ao cliente
Sua empresa local precisa fornecer um excelente serviço ao cliente.
Como o bom atendimento ao cliente ajuda seus negócios?
Bem, como discuti anteriormente, os clientes em potencial usarão várias ferramentas e plataformas diferentes para pesquisar seus negócios.
Eles lêem comentários on-line, conferem as mídias sociais e seguem conselhos de amigos e familiares.
Se você puder fornecer um serviço ao cliente de alta qualidade, isso ficará evidente na maneira como você é percebido online. Como resultado, seus clientes atuais continuarão voltando e você terá novos clientes passando por suas portas também.
Conclusão
Como empresa local, você não pode ficar atrás da concorrência.
Dê uma olhada nas suas campanhas de marketing atuais e pergunte-se se elas estão gerando os resultados que você está procurando.
Talvez seja hora de mudar sua estratégia de marketing.
Se você estiver procurando novas maneiras de promover sua empresa local, use este guia como referência.
Não estou esperando que você implemente todas essas estratégias da noite para o dia. Mas leia a lista e priorize algumas dessas táticas com base nas necessidades da sua empresa.
Que tipos de estratégias de marketing você está usando para promover seu negócio local?
Fonte: https://www.quicksprout.com/