10 Dicas de Redes Sociais para pequenas empresas

De fato, as redes sociais é uma das melhores maneiras de se conectar com pessoas que já amam sua marca. Mas também é importante para alcançar aqueles que ainda não ouviram falar da sua empresa.

Investir em marketing nas redes sociais não é assustador ou caro. Com essas 10 dicas simples de marketing de mídia social, pequenas empresas podem alcançar novos mercados, aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas.

11 dicas essenciais de redes sociais para pequenos negócios

1. Comece com um plano

As redes sociais são fáceis de usar e você pode começar com postagens orgânicas gratuitamente.

Pode parecer tentador apenas fazer publicações dos seus produtos ou serviços aleatoriamente. Mas, como toda boa estratégia de negócios, o uso da mídia social para o sucesso de pequenas empresas precisa começar com um bom plano.

Sem um plano, você não tem uma meta clara para o que está tentando alcançar. Isso significa que não há como medir seus resultados. Reserve um tempo para criar um plano de mídia social logo de cara.

Criando um plano de redes sociais para pequenas empresas

  • Defina metas e objetivos de cada rede social;
  • Pesquise a concorrência;
  • Realize uma auditoria da redes sociais que já utiliza;
  • Encontre inspiração;
  • Crie um calendário de mídia social; 

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2. Decida quais plataformas são adequadas para você

Não faça suposições sobre onde seu público gasta seu tempo online. Escolha a melhor rede social para atuar com base no seu público alvo.

Para ter certeza de que você está usando as mídias sociais de maneira eficaz, faça uma pesquisa própria. Isso ajudará você a entender como seu público específico gasta seu tempo online.

Lembre-se de que isso não precisa ser uma abordagem do tipo tudo ou nada. Você pode usar diferentes redes sociais para atingir diferentes públicos ou atingir diferentes objetivos de negócios.

3. Conheça o seu público

Uma das razões pelas quais a rede social para negócios é tão eficaz é que você pode segmentar seu público-alvo de forma micro. Mas primeiro, você precisa entender quem é seu público.

Comece compilando dados sobre seus clientes atuais. Em seguida, vá mais fundo com a análise de mídia social. Você começará a desenvolver uma imagem sólida de quem está comprando e interagindo com você online.

4. Construir relacionamentos

O benefício exclusivo do marketing de mídia social para pequenas empresas é que ele permite que você converse diretamente com clientes e seguidores. 

Você pode construir relacionamentos ao longo do tempo, em vez de solicitar uma venda antecipada.

Muitos consumidores usam redes sociais para pesquisar novas marcas ou produtos. Parte dessa descoberta é conhecer quem você é como marca e o que você representa.

Quando as pessoas se envolvem com seu conteúdo ou anúncios orgânicos, é uma ótima ideia voltar atrás. Isso ajuda a criar confiança e formar seguidores leais.

À medida que os fãs compartilham e gostam do seu conteúdo, você aumenta os algoritmos sociais e ganha nova exposição gratuita. 

Você também nutre relacionamentos que podem se transformar em vendas ao longo do tempo.

Os Grupos do Facebook são outra ótima maneira de criar lealdade à comunidade e à marca.

Você também pode criar relacionamentos com outros empreendedores e influenciadores em seu nicho.

 Acha que sua empresa é pequena demais para trabalhar com influenciadores? Os micro-influenciadores podem ser eficazes para estabelecer a confiança da marca. Como bônus, eles geralmente estão dentro do orçamento de marcas menores.

5. Compartilhe postagens atraentes sempre que puder

As pessoas esperam que as postagens nas redes sociais incluam um componente visual.

Instagram, Pinterest e Snapchat, em particular, são redes visuais primeiro. Se o seu conteúdo não parecer bom, ninguém irá parar de rolar para ler o que você tem a dizer. 

Mas até os tweets se beneficiam de um bom gráfico. 

O próprio Twitter diz : “A única coisa mais simples que você pode fazer para obter mais atenção em seus Tweets é adicionar uma imagem ou GIF.”

Para empresas de serviços, ótimas imagens podem ser um desafio. Mas toda empresa pode contar sua história através de fotos e vídeos.

Talvez você possa mostrar a cultura da sua empresa com imagens de dentro do seu escritório, consultório, dentro da borracharia, mostrando sempre o ambiente de trabalho e os clientes satisfeitos.

Outra opção é usar fotos da internet. Há muitas fotos on-line gratuitas e de alta qualidade que você pode usar em suas postagens sociais.

6. Foco na qualidade sobre a quantidade

O grande número de opções de marketing de mídia social para pequenas empresas pode parecer esmagador – mas você não precisa fazer tudo. 

É mais importante criar conteúdo de qualidade em alguns canais importantes do que ter presença em todas as redes.

Acima de tudo, verifique se suas postagens sociais oferecem valor. Se tudo o que você faz é vender e vender, há muito pouca motivação para as pessoas seguirem você. 

Lembre-se, o marketing social tem tudo a ver com construir relacionamentos. Seja humano. Seja honesto. Publique um ótimo conteúdo.

Você não pode fazer tudo, e não há razão para tentar. Entre em contato com seu público nos locais em que eles já estão passando o tempo on-line. 

Concentre-se em usar um ou dois canais sociais muito bem, pelo menos para começar. Depois de dominar os itens, você pode construir a partir do que aprendeu e expandir seus esforços.

7. Use as ferramentas certas

O segredo para usar efetivamente as mídias sociais é tirar proveito das ferramentas que automatizam ou simplificam grande parte do trabalho. 

Existem muitas ferramentas para ajudar a aumentar sua produtividade. 

Isso significa que você pode começar a usar as mídias sociais para negócios sem ter uma equipe de mídia social em grande escala.

Alguns exemplos:

  • Gerenciamento de engajamento + agendamento de postagens. Hootsuite/Buffer/Postcron;
  • Analytics. Facebook Analytics/Twitter Analytics/Instagram Analytics;
  • Criação de artes básicas. VSCO/Piktochart/Canva.

8. Monitore e responda a todas as conversas relevantes de mídia social

Já falamos sobre a importância de responder às pessoas que postam comentários ou perguntas sobre seus serviços nas redes sociais.

Mas há mais no engajamento social do que isso.

Você precisa estar ciente das conversas que estão acontecendo sobre a sua empresa fora das redes sociais e responder quando apropriado.

Sempre verifique se existem menções a sua empresa fora das redes sociais, como comentários no Google My Business por exemplo.

9. Programe seu conteúdo para liberar mais tempo para o envolvimento

Falamos sobre a criação de um calendário de conteúdo social no início deste artigo. Depois de instalar esse calendário, você poderá criar suas postagens sociais com antecedência e usar as ferramentas de agendamento para publicá-las automaticamente no momento certo.

Isso permite que você dedique um bloco de tempo por dia ou por semana para criar seu conteúdo social. É muito mais eficaz do que permitir que as publicações sociais o afastem de outras tarefas ao longo do dia.

10. Acompanhe e refine seu desempenho

Ao implementar sua estratégia nas redes sociais, é importante acompanhar o que funciona e o que não funciona.

Você pode ajustar seus esforços e melhorar os resultados. As ferramentas de análise mencionadas acima fornecem uma ótima imagem de seus esforços sociais e podem ajudar a rastrear as métricas mais importantes para você.

Depois de ter uma ideia de como sua estratégia está funcionando, é hora de começar a procurar maneiras de melhorar.

Usando o teste A / B, você pode fazer pequenas alterações que aumentam seu sucesso ao longo do tempo.

Independentemente do tamanho do seu negócio, as redes sociais podem ajudá-lo a se conectar melhor ao seu público, alcançar novos clientes em potencial e aumentar o conhecimento da sua marca.

Se as possibilidades parecerem impressionantes, comece pequeno.

Lembre-se: você não precisa fazer tudo. Adote uma abordagem focada. Comece com uma ou duas redes principais e desenvolva seus esforços de marketing de mídia social ao longo do tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Hootsuite

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